quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A Oração do Pai Nosso 🙏


"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."
Mateus 6:9-15


O que Jesus nos deixa é uma chave, uma fórmula para a nossa vida de oração.

Em 1° lugar, a oração começa com uma pessoa (Pai) e um lugar (que estás nos céus).
Antes de entendermos o que estamos falando e o que está acontecendo, precisamos saber com quem estamos falando e o lugar, para assim termos uma conexão.

"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás."
Apocalipse 4:2-6

"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
Apocalipse 4:8-11

Saiba que quando você fecha a porta do seu quarto e chama o seu Pai, Ele tem os Seus olhos e ouvidos todos voltados só pra você! Não tem coisa melhor que isso!! É um privilégio tremendo saber que somos os filhinhos do Papai e que podemos correr pros Seus braços sempre que quisermos! Deus é maravilhoso!!!! E que quando sabemos quem é Deus, mesmo na nossa limitação, não tem como não se fascinar e não querer falar com Ele.

Em 2° lugar, nós temos Jesus exaltando ao Pai (santificado seja o teu nome), ou seja, glorificando, louvando ao Pai.
Antes de começar com a lista de pedidos ou de qualquer outra coisa, Jesus começa exaltando ao Pai. É o que nós devemos fazer também acima de tudo. E lembrando que é um modelo de oração deixado a nós, mas não é o único jeito de orarmos, até porque nós temos liberdade e intimidade para falarmos com Deus do nosso jeito e a qualquer hora e momento, mas, meus amigos, se é o jeito que Jesus fazia, eu também quero fazer. 😊

Em 3° lugar, Jesus volta para a pessoa (Pai) e o lugar (céu). Nessa parte da oração há uma submissão acontecendo e, conhecendo o reino de Deus e sabendo que a vontade de Deus é mais importante, a gente quer se submeter a Ele dia após dia.

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
Isaías 55.9

Em 4° lugar, temos "o pão nosso de cada dia nos dá hoje". Não o pão de amanhã e nem o pão do mês ou ano que vem, mas sim o de hoje. Quer dizer que essa oração deve ser feita diariamente. Devemos viver na dependência diária Dele e saber que Dele procede o nosso sustento e provisão de que precisamos.

Em 5° lugar, Jesus nos ensina a pedirmos perdão e a perdoarmos. E o fato de que ele começa pedindo o pão diariamente, quer dizer que todo o resto da oração também deve ser feito todos os dias. 
Jesus nos leva a dia após dia nos lançarmos aos pés da cruz e apresentarmos ao Senhor onde temos falhado e errado para que possamos receber o perdão Divino. Mas que para recebermos o perdão, devemos também perdoar, como mostra nos versículos 14 e 15 deste mesmo capítulo. 

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."
Mateus 6:14-15

Em 6° lugar, Jesus nos ensina a orar por livramento. Um guerreiro não sai à batalha somente quando a guerra está à porta, mas ele se prepara muito antes. É o que nós devemos fazer também. Nos preparar dia após dia para vencer toda e qualquer batalha, seja tentação, provas, o que for.

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
1 Coríntios 10:12-13

Concluindo a oração, depois de pedirmos tudo o que nós precisamos, o Senhor Jesus termina novamente exaltando e glorificando ao Pai. Devemos agradecer por todo o bem que o Senhor nos faz. Mesmo nós não merecendo nada, Ele ainda sim faz de tudo para que sejamos felizes e estejamos bem, não importando o que aconteça, Ele sempre nos ajuda e cuida de tudo nos detalhes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário